Hipertrofia - noticia sobre musculação
O consumo de suplementos alimentares cresceu 23% ao longo do último ano no Brasil. Eles são muito  usados por quem quer perder peso ou ganhar massa muscular. No entanto, esse poder vai além, e serve também para complementar os nutrientes que a gente nem sempre consegue absorver só com a comida.
Atualmente, exercício físico é à base de qualquer programa de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e de melhora do bem-estar físico. Mas, algumas pessoas querem mais do que estar saudáveis, querem ficar saradas! Quando essas pessoas chegam à academia com o objetivo de hipertrofia, emagrecimento, ou “secar” – reduzir somente tecido de gordura – logo vão ouvir a indicação de que deverá tomar suplemento protéico, e o mais indicado dos suplementos é o Whey Protein.
Mas, o que é esse tal de Whey Protein?
Whey Protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Ele pode ser extraído do soro do processamento de queijos, ou os mais recentes, que são extraídos diretamente do leite. Curiosidade: são necessários de 200 a 2000 litros de leite para produzir 1 kg de Whey Protein.
Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Alimentar, suplementos alimentares são alimentos especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física.
Importante: suplementos alimentares são produtos que contêm as mesmas substâncias nutricionais dos alimentos, mas em doses concentradas.
Muitas pessoas confundem suplementos com anabolizantes. Uma coisa é bem diferente da outra. Os anabolizantes são substâncias sintéticas, que têm como base, geralmente, os hormônios testosterona e de crescimento (GH). Esses não são suplementos e sim medicamentos usados em casos de deficiência na produção desses hormônios.
Essa proteína é de alto valor biológico (contêm todos os aminoácidos essenciais para construção muscular), possui altas concentrações de BCAA e de glutamina. É usada numa tentativa de impulsionar os níveis de força, acentuar ganhos no tamanho do músculo e prevenir danos no tecido muscular que ocorre após a prática de exercícios intensos.
Quando treinamos, causamos micro-lesões no tecido muscular, reduzindo a quantidade desse tecido no corpo. Como defesa, o corpo dá um estímulo de recuperação desse tecido. Se o treino foi intenso, o estímulo de recuperação é maior ainda, levando o corpo à super-compensação. Mas, para que isso aconteça, deverá ter disponível para o corpo, proteína, carboidrato, ômegas 3 e 6, além das vitaminas e dos minerais, senão, após cada treino, perdemos massa muscular e não recuperamos, o que leva a uma redução de massa muscular.
A Whey Protein, além de ser matéria-prima para construção muscular, ajuda na manutenção da função imune já que contêm muitas imunoglobulinas e lactoferrinas, ajuda também na saciedade, por conter glicomacropepitédeos que estimulam a liberação de CCK, uma das substâncias de sinalização cerebral para a saciedade, além de ser rica em cisteína, um aminoácido necessário para produção de glutationa no fígado, auxiliando assim no processo de desintoxicação do fígado.
A Whey Protein é dividida em três tipos: Concentrada, Hidrolisada e Isolada.
Concentrada é a que mantêm carboidratos e gorduras do leite em pequena quantidade, e em maior proporção a proteína que nesse caso está íntegra. Algumas pessoas podem ter dificuldade em digerir esta classe de Whey por conter a proteína íntegra e pelo alto conteúdo de lactose em sua composição.
Isolada é sem carboidratos e sem lipídeos, mantendo somente a protéica pura do soro do leite. É obtida através de troca iônica seguida por concentração e secagem por spray jato de ar e micro-filtração, seguida por ultra-filtração e subseqüentes secagem por spray. Os produzidos por troca iônica, contém um valor maior de sódio e perde cerca de 20% de proteínas. Já os produzidos por ultra-filtração mantém as frações menores que são importantes para o sistema imunológico e digestores, além de ser um otimizador de performance e retardar o envelhecimento – glicomacropeptídicos, lactoferrina e fragmentos de peptídicos.
Hidrolisada é quando a proteína passa por um processo de “quebra”, disponibilizando uma proteína já digerida (os aminoácidos livres), acelerando a velocidade de absorção. No mercado, há Whey Protein parcialmente hidrolisado e 100% hidrosilada.
A hidrólise do Whey pode ser feita pelo processo de filtração como o micro-filtrado/ultra-filtrado por fluxo cruzado. O filtrado por troca iônica ou ainda por nano-filtragem por osmose reversa. O whey isolado 100% hidrolisado é livre de lactose e gordura, possui cerca de 99% de proteína não desnaturada.
Importante:
Prefira Whey Protein que já contém glutamina;
Opte por produtos de preparo instantâneo;
Escolha os que contêm menor quantidades de açúcares e gordura por dose;
Acne x Whey Protein: o Whey Protein não causa acne!
O que pode causar algum transtorno na pele é a pessoa ter alguma intolerância a algum produto adicionado ao Whey, que pode ser: a lactose, a cadeia protéica (caso tenha dificuldade na digestão de proteínas), os corantes, o excesso de vitamina B12, ou qualquer outra substância adicionada, que a pessoa possua intolerância individual.
O excesso da vitamina B12, por ter ação hormonal, pode levar ao aparecimento de acne.
Observação importante:
Quantidade, horário, freqüência e outras informações sobre o modo de consumo do Whey protein depende de vários fatores que devem ser avaliados individualmente, levando em conta as necessidades nutricionais, a rotina alimentar e os objetivos.
E você, ainda vai ficar nessa, treinando, sem tomar nenhuma proteína para repor?
Ler mais